segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resumo Indicativo



 Apresentamos na postagem de hoje, um exemplo de resumo indicativo. Mais sucinto, simplesmente expõe a essência do texto, dispensando dados adicionais:
 

VII CIDU
Resumos | Simpósios Auto-Organizados
89
Exemplo

A dimensão pedagógica da ação do nutricionista

Vários países vêm realizando reformas no ensino da graduação objetivando integrar suas funções às necessidades da sociedade, tendo como pano de fundo a produção de conhecimento que preparasse o capital humano para atender a entrada dos países no circuito da globalização. Mesmo sem minimizar a importância das habilidades técnicas do campo da nutrição, requer ênfase nas habilidades centradas nos processos de comunicação, envolvendo novos discursos e (re)novas práticas educativas. Compreender o exercício profissional do nutricionista como uma ação eminentemente pedagógica remete a repensar as práticas acadêmicas vividas em sua formação e o papel que os professores desempenham nesse contexto, em especial pelo caráter de mediador ativo que o docente universitário desenvolve entre um conhecimento altamente especializado, proveniente de um campo acadêmico profissional, e o sujeito em formação. Embora considere esse fenômeno como um processo global, o estudo produziu um exercício de cotejamento das experiências que ocorrem nos Cursos de Nutrição de três países diferentes. Foram selecionados os Cursos de Nutrição das Universidades do Porto (Portugal), da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e, no Brasil, a Universidade Federal de São Paulo. Esta foi escolhida por caracterizar-se como uma experiência singular no seu aporte curricular e metodológico. O estudo tomou como metodologia a perspectiva qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com diferentes atores (docentes, discentes e egressos), buscando captar os momentos de ruptura com o cotidiano nas atividades humanas, entendendo que é na aula universitária que os docentes exercem uma influência direta sobre a formação e o comportamento dos alunos. Na análise, observa-se que a identidade docente, tem papel fundamental no significado social que o professor atribui a si mesmo e à nutrição, constituindo também um processo epistemológico que reconhece a educação como campo de conhecimento do nutricionista.

Acesso em 10/05/2013

Podemos observar que há uma descrição dos principais pontos do documento principal, indicando seus conteúdos sem, contudo, apresentar dados ou discussões sobre o texto resumido. Isto leva o leitor ter ideia geral do que se trata, não dispensando de uma leitura geral para a compreensão do assunto (Andrade, 2009).


Em nossa próxima postagem, escreveremos sobre o resumo informativo.

Sidinei Damasceno Basil

Andrade, Maria Margarida de. Martins, João Alcino de Andrade (colab). Introdução à metodologia do trabalho científico elaboração de trabalhos na graduação. 9. ed. São Paulo, Atlas, 2009. x, 160 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 Informação e documentação: Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Acesso online:

Ensino Superior – Inovação e Qualidade na Docência – VII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria: Enseñanza Superior – Innovación y calidad en la docencia
ISBN 978–989–8471–06–2
Acesso em 10/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog