segunda-feira, 24 de junho de 2013

DECS-Descritores em Ciências da Saúde: como pesquisar



A maioria das vezes iniciamos uma pesquisa em bases de dados, escolhendo uma ou mais palavras a serem pesquisadas. Às vezes, não encontramos o material desejado, e o problema pode estar na seleção desta palavra.

Terminologias são conjuntos de termos (descritores) utilizados por bibliotecários para indexar (colocar uma palavra que representa um assunto) em livros e outros materiais.  Sem essas listas, cada bibliotecário poderia indexar de acordo com seu desejo pessoal, prejudicando a pesquisa. Por exemplo: Um bibliotecário poderia dizer que um documento trata do assunto “violência doméstica” e outro bibliotecário decidir que o outro documento similar trata do assunto “violência no lar”.

Neste caso, o pesquisador não conseguiria fazer uma pesquisa confiável. 

Os descritores podem ser duplamente utilizados: no momento de incluir um documento em uma base de dados e no momento de encontrar esse documento nessa base durante a pesquisa, ato chamado, em biblioteconomia, de “recuperação da informação”.

O DECS – Descritores em Ciências da Saúde é uma terminologia da área da saúde, que apresenta  fichas com informações sobre os descritores. Oferece sua tradução em inglês, espanhol e português, os sinônimos, outros termos relacionados e um conceito em português:



Os termos relacionados podem ser utilizados para delimitar a pesquisa a ser realizada, por ex: pesquisa sobre violência incluirá “mulheres”, mas não incluirá “crianças”.


Abaixo, exemplo do link “Categoria”, mostra a contextualização do termo, ou seja, a sua posição em relação em outros. No exemplo abaixo, a violência doméstica pode ser de 3 tipos: Maus-tratos infantis, maus-tratos ao idoso e maus-tratos conjugais.



 


 Os “qualificadores permitidos” podem ser utilizados para explicar o ponto de vista do assunto abordado no documento. Ex: o texto é sobre “AIDS”, porém com abordagem para “prevenção e controle” da doença.

Consulte:



Analucia Recine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá para nosso novo blog